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DETONADO : Pokemon Emerald

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DETONADO : Pokemon Emerald

Mensagem por Metal_Overload em Ter Maio 22 2012, 10:34

O jogo começa como nas versões Ruby/Sapphire. Sua família esta se mudando,saia do caminhão. Siga para seu quarto e acerte o relógio. Feito isso vá à casa do Prof. Birch, suba as escadas e você verá uma pokébola, tente pegá-la e seu rival virá falar com você. Saia da casa e depois saia da cidade indo pro norte. Depois siga para salvar o Profº Birch que está sendo perseguido por um Zigzagoon. Aqui você escolhe o pokémon para lutar contra o Zigzagoon, e esse pokémon será seu inicial.

Treecko: tipo Planta -Melhor em HP e SP DEFENSE
Mudkip: tipo Água - Melhor em SPEED e DEFENSE
Torchic: tipo Fogo - Melhor em ATTACK e SP ATTACK

Derrotando o Zigzagoon, o profº irá te levar até seu laboratório para te dar o pokémon. Depois faça como de costume, suba tudo denovo e vá para a cidade de Oldale. Se quiser, recupere seu pokémon no Centro Pokémon, fale com a mulher que está ao lado da casa vizinha ao Centro Pokémon para ganhar potion. Continue seguindo para o norte até encontrar seu rival. Ele(a) é o filho do profº, e tem o inicial com vantagem ao seu, mas nesta batalha os iniciais só tem golpes normais, sem poder dar golpes super efetivos. Lute com ele(a), se precisar use o potion, e volte para o Laborátorio do Profº Birch para pegar a Pokédex e as pokébolas com Brendan/May (seu rival) e quando você sair e tentar ir para Oldale, sua mãe lhe dará o Running Shoes que lhe permite correr apertando o "B".

OLDALE TOWN
Siga para à esquerda da cidade, pela saída que antes você não podia usar, vá em frente, você lutará com alguns treinadores. No caminho haverá duas árvores coloridas, são berries, pegue-as que serão de grande ajuda no jogo, toda vez que ver dessas árvores diferentes, pegue a berry. Siga caminho até encontrar a próxima cidade.

PETALBURG CITY
Aqui está o Ginásio de seu pai (Norman) . Entre e converse com ele, ele lhe dirá que você tem que se tornar mais forte e pegar primeiro quatro insígnias para poder enfrentá-lo. Um garoto chamado Wally irá entrar, siga-o e ele irá te ensinar a capturar pokémons, sempre que precisar, recupere seus pokémons, depois disso, quando estiver saindo da cidade pela passagem da esquerda, um homem chamado Scott aparecerá, por enquanto ele vai ser mesmo chato, mas pro final do jogo ele já ganha sua importância. Continue seu caminho, poderá encontrar treinadores por aqui. Lembre-se desse lugar que tem a praia e a cabana.

PETALBURG WOODS
Agora siga para a cidade de Rustboro passando pelo que seria a VIRIDIAN FOREST da região de Hoenn. Dentro da floresta tem os treinadores de inseto. Lá você encontrará um homem da Devon Corp. que virá falar com você e logo aparecerá um membro da equipe Aqua e irá lutar com você (Pochyena lv.9).

Tenha um pokémon no mínimo acima do level 10 e você o vencerá facilmente. Depois de vencer o homem ele lhe dará uma great ball. Continue. Saia da floresta, verá que tem uma casa lá, é o Pretty Petal Flower Shop. Fale com todos aqui e aprenda mais sobre a berry, ganhe alguns itens também, um deles é o regador de berries (Wailmer Pail), para quando você quiser plantar uma. No lado de fora atrás dessa casa tem um lugar com matinho. Examine os espaços vazios onde não tem matinho, em alguns deles tem itens, você poderá encontrar itens escondidos dessa forma por todo o continente. Depois, continue seu caminho atravessando uma ponte e chegará na cidade do 1º ginásio.

RUSTBORO CITY
No Centro Pokémon, onde você pode recuperar seus Pokémons, ao lado dele há uma casa onde um Homem lhe dará o HM 01 - Cut. Não coloque em nenhum pokémon ainda, já que golpes de HM não podem ser substituídos naturalmente e a habilidade só poderá ser usada após conseguir a primeira insígnia. Aproveite agora, se quiser, ir na Poké School, fale com todos lá, você ganhará um item e verá Scott. Não há muito a fazer, então, esteja preparado e vamos ao ginásio. De preferência, seus pokémon devem estar pelo menos no lv.16.



Roxanne usa:
Geodude lv.12
Geodude lv.12
Nosepass lv.15

Para este Ginásio, golpes de água e planta têm muita vantagem. Se escolheu Torchic como inicial, então, quando evoluir ele aprenderá Double Kick, que é bom contra tipo pedra. Evite os do tipo inseto e golpes normais. Quanto mais golpes especiais (baseados em elementos), melhor. Vai ser uma batalha fácil se você seguir os conselhos. Ao vencer, ganhe o direito de usar Cut fora das batalhas e cortar certas árvores (nesta versão, é aquela árvore que se parece com um cogumelo). Ao sair do Ginásio, aquele homem que te deu a Great Ball que é da Devon Corp., será roubado, siga-o e ele pedirá sua ajuda. Recupere seus pokémons.

Saia da cidade pelo norte-direito, enfrente alguns treinadores (tendo sorte, nesta rota você vê Skitty) até chegar a uma caverna onde está um velho marinheiro na frente (ele é o Mr. Briney). Entre e derrote um membro da Equipe Aqua (Pochyena lv.11) para salvar o Wingull (Peecko) do Mr. Briney. Volte para a cidade (você ganhará mais uma great ball) e você será levado até a Devon Corp, onde você receberá do presidente da Devon Corp (Mr. Stone) o PokéNav. Depois ele te dará uma carta (letter). Porém, você terá de fazer duas entregas: levar a Letter para Steven e o Devon Goods para Slateport.

Quando você sair da Devon Corp., um cientista virá e te mandará ligar de sua Pokénav (que agora tem essa propriedade. Mesma coisa que o celular na PokéGear das versões G/S/C) ligue para o presidente da Devon para testar esta função (é o Match Call). Você verá que May/Brendan estará mais ao sul da cidade, batalhe com ela(e). Recupere seus pokémons.

Agora siga ao Sul da cidade como se voltasse para Petalburg Woods (obs.: essas árvores que parecem cogumelos podem ser cortadas com a técnica Cut, se você ensinou o HM 01 - Cut para algum pokémon, pode usá-lo). No caminho, se falar com os treinadores que já batalhou, alguns deles irão ver sua PokéNav e te adicionar na lista de telefone (Match Call). Agora, todos os treinadores que você derrotar e que tiverem PokéNav, serão adicionados na sua lista. Mais para frente, eles poderão te chamar para novas batalhas!

Volte para aquela praia que tinha uma cabana, logo antes da floresta, onde tem um barquinho na frente. Entre na cabaninha e verá o Mr. Briney perseguindo o Peecko.
Fale com o Mr. Briney e você será levado para Dewford Town.

DEWFORD TOWN
Chegando aqui, vá direto à direita da ilha, lá tem um pescador (o cara vestido de branco e vermelho), fale com ele e responda yes, você receberá a Old Rod, a vara de pescar Magikarps. Se você tiver algum pokémon com golpe do tipo voador ou psíquico, traga-o para ter alguma vantagem no ginásio que é de lutadores. Esse ginásio é um labirinto até o líder e está com as luzes apagadas, mas assim que você derrotar cada treinador as luzes vão acendendendo um pouco mais, chegue até o líder.



Brawly usa:
Machop lv.16
Meditite lv.16
Makuhita lv.19

Derrote o líder e ganhe o direito de usar Flash fora das batalhas. Após mais uma insígnia, siga para a Granite Cave. Ela fica no norte-esquerdo da ilha, passe por alguns pescadores e achará a caverna.



GRANITE CAVE
Fale com o homem na entrada e pegue o HM 05 -Flash. Agora ensine essa técnica para um de seus pokémons e ilumine a caverna no andar de baixo, vá procurando até encontrar um homem, ele é o Steven, o cara que você tem que entregar a Letter, ele lhe dará o TM 47 que contém Steel Wing. Volte para Dewford, pegue o barco e peça para ir à Petalburg.



Atravesse a Petalburg Woods e vá até a Devon Corp., fale com o Mr. Stone (o presidente) e ele te dará o Exp. Share. Volte até Mr. Briney para ele te levar denovo a Dewford. Chegando lá, fale com ele denovo, mas desta vez, escolha a opção Slateport. Você irá chegar numa praia.

SLATEPORT CITY
Lute com os treinadores na praia. Roxanne poderá te ligar, vc poderá sempre receber algumas ligações. Na praia tem uma casinha, derrote 3 treinadores lá e ganhe 6 Soda Pop (quando quiser mais pode comprar aqui). Na cidade, verá um monte de membros da Equipe Aqua na porta do museu. Recupere seus pokémons. Procure na cidade por um lugar que parece uma fábrica abandonada (está um pouco mais abaixo do museu, com um barco do lado), fale com todo mundo aqui dentro e então vá até o museu. Entre e você verá um monte de membros da Equipe Aqua no museu. Encontre o Capitão Stern no segundo andar, faça sua entrega dos Devon Goods e enfrente dois membros da Equipe AQUA (um tem Carvanha lv.15 e o outro tem um Zubat lv.14 e Carvanha lv.14).





Não será muito difícil vencer se você tiver um pokémon acima level 20. Antes de sair do museu fale com o último membro da Equipe AQUA restante para receber o TM 46. Aqui Scott virá te encher novamente. E se você tentar entrar no que seria o antigo Contest verá que agora é um Battle Tent (o único contest do jogo está em Lylicove). Fica no norte-esquerdo da cidade.

Dentro do Battle Tent tem um cara que te dá um TM. Nos outros Battle Tents (que estão nas cidades de Verdanturf e Fallarbor), você encontrará outros que te darão um TM, sem falar que encontrará Scott. O Battle Tent é um lugar onde você passa por uma série de batalhas para no fim ganhar um item. Seus pokémons devem estar pelo menos no lv.30 para lutar neles, mas no Battle Tent de Slateport isso não tem problema porque você lutará com pokémons que não são seus. Os pokémons são automaticamente recuperados após cada batalha e seus pokémons não ganharão experiência ao derrotar os adversários. No final do jogo vai ter muito isso, se quiser ir se habituando desde já... ele não é obrigatório.



Não há mais nada a fazer. Antes de sair da cidade, compre um Harbor Mail no Pokémart de Slateport. Siga para Mauville, siguindo em direção norte. No caminho Profº Birch virá para lhe falar algo, mas não é nada de importante (te adicionará na PokéNav). Você verá uma casa amarela, onde é a entrada do Cycling Road, mas não dá para entrar ainda, só com uma bicicleta.

Depois verá que há 2 saídas: esquerda e direita, e que acima tem uma casa. Essa é a Trick House, onde você poderá passar por alguns testes cada vez que derrota um líder de ginásio. Este é um bom lugar para treinar, pois tem treinadores lá dentro e no final você recebe um item como prêmio. Ao entrar na casa aparece uma mensagem que você está sendo observado. Quando a mensagem desaparece, aparece um brilho em algum lugar da sala. Se você examinar o local onde o brilho piscou, aparecerá o Trick Master, um carinha que faz os desafios por aqui. Ele deixa você entrar na passagem que tem ao norte da sala. Resolva os enigmas lá dentro, batalhe com os treinadores, até achar uma saída no norte-direito da sala, quando conseguir passar, fale com o Trick Master para receber um item. Você pode repetir esse processo a cada vez que derrotar um líder de ginásio, basta voltar aqui.



Voltando, na frete da Trick House, se você for para a esquerda, encontrará alguns treinadores, verá que tem uma porção de água que te impede de continuar. Quando você tiver a habilidade de surfar, você pode vir aqui e ver que se atravessar essa água chegará naquela rota acima de Oldale. Voltando para a frente da Trick House, se você for para a direita (passando por debaixo da ponte da Cycling Road), você poderá encontrar também pokémons selvagens. Salve o jogo quando subir, pois será desafiado por Brendan/May mais uma vez, derrote seu rival e ganhe o Itemfinder. Continue seguindo pro norte, procure por itens, lute com os treinadores, até chegar à uma cidade.

MAUVILLE CITY
Logo que chegar, entre na primeira casa e entregue o Harbor Mail para a menina e ganhe a Coin Case. Depois vá na casa do lado do PokéMart e pegue o HM 06 - Rock Smash. Vá até a loja de bicicletas e escolha entre um dos dois modelos. Você pode escolher entre Mach Bike (que é a mais rápida, sobe rampas e passa por chão quebradiço) e Acro Bike (uma bicicleta que empina apertando B, ela pula pedrinhas e passa por pistas estreitas). Você sempre poderá alternar sua bike vindo aqui. E se sair de Mauville pela direita, verá que tem uma praia com alguns treinadores.

Se ainda não foi, vá no Centro Pokémon para recuperar seus pokémons. Vá para o ginásio, e na frente dele, terá de batalhar contra aquele nosso amiguinho, o Wally, aquele carinha que te ensinou a capturar um Ralts (que está no lv.16 agora). E, então, quem virá te perturbar... ele mesmo! O Scott novamente. Depois do falatório entre no ginásio, esteja preparado, aqui usam-se elétricos.

Qualquer inicial é bom aqui, se você escolheu o tipo planta, ele é resistente a elétrico. Se evoluiu o Mudkip, torna-se tipo terra com vantagem a elétrico. E golpes de fogo são bons contra um tipo metálico como Magneton. Mas é bom ter um outro pokémon para ajudar nesta batalha, o Aron tem uma boa resistência. No ginásio, terá que pisar em "botões" no chão para mudar as cercas elétricas de posição e abrir o caminho para o líder. E pode haver chance de você ser paralisado com os golpes dos pokémons em alguma batalha, procure tomar cuidado.



Wattson usa:
Voltorb lv.20
Electrike lv.20
Magneton lv.22
Manectric lv.24

Ganhe o direito de usar Rock Smash fora das batalhas. Vamos ir agora à Cycling Road, é aquela pista na qual você passou por debaixo na sua vinda para Mauville. Entre na casa amarela que está logo na entrada de Mauville, perto da água. A mulher irá deixar você passar se você estiver montado em sua bicicleta. Atravesse toda a ponte, lutando com os treinadores (quase todos tem Magnemites). Depois de lutar com todos, volte a Mauville, ou senão acabará na saída para Slateport. Agora você tem dois caminhos, seguir à norte ou à esquerda de Mauville, por enquanto vamos seguir à esquerda.

VERDANTURF TOWN
Saindo à esquerda de Mauville, verá uma casa, ali é o Day Care, você pode deixar até 2 pokémons aqui para que eles ganhem exp., ou até mesmo para que botem ovos. Continue para a esquer da, lute com todos os treinadores e pegue os itens, use o itemfinder perto das flores para achar itens escondidos. Chegará numa cidade.

Verá que no norte desta cidade tem uma estrada para uma caverna, é Rusturf Tunnel, aquela caverna que você salvou o Wingull Peecko do Mr. Briney, o velho do barco. Dentro da caverna vá imediatamente para a esquerda, passe por uma saída, encontrará um menino, fale com ele e dê 2 passos partindo da esquerda dele, aperte A e ache um item, fale com o menino de novo e ele irá embora, volte para a caverna indo pra cima. Logo verá um casal separado por duas pedras, você terá que ter o HM do Rock Smash ensinado a algum pokémon. Quebre as pedras com essa técnica e, em troca, você receberá o HM04 Strenght. Você acaba de liberar o caminho entre Rustboro e Verdanturf (daí o nome do túnel: Rusturf). Siga para a esquerda e saia pela outra saída da caverna, lá verá o cara da Devon Corp. que você salvou na floresta no começo do jogo, fale com ele e receberá uma Repeat ball.



A partir de agora, você poderá conseguir Repeat ball e Timer ball no Mart de Rustboro. Volte para Verdanturf. Aqui também tem aquele Battle Tent. Lembrando que se você ir, irá passar por uma série de batalhas para no fim ganhar um item. Os treinadores lá dentro usarão pokémons no mesmo level de seus pokémon de level mais alto, portanto, é melhor que deixe seus pokémons todos com o mesmo level. Neste Battle Tent a regra é de seus pokémons atacarem por eles mesmos, sem que você escolha o ataque. Relembrando: Os pokémons são automaticamente recuperados após cada batalha e seus pokémons não ganharão experiência ao derrotar os adversários. Lutar nos Battle Tents não é obrigatório.

Agora vamos voltar para Mauville, saia pelo norte. Tem uma casa amarela com um cara na frente, fale com ele e terá de lutar com 4 treinadores consecutivamente, note que todos os treinadores tem o nome começando com a letra V. Eles são a Winstrate family, há mais um deles para você lutar na última caverna do jogo. Devolta a rota, quebre as pedras no caminho com Rock Smash, lute com os treinadores e você chegará a 2 caminhos novamente, pra cima uma rota de areia que você não poderá ir pois há uma tempestade de areia que não te deixa passar, então siga à esquerda até uma montanha.

Lá você verá uma entrada e a passagem do Cable Car que está bloqueada pela Equipe Magma, entre na caverna então, saia pelo outro lado e você chegará á um lugar com algumas berries. Não se esqueça de, no caminho, falar com o garoto perto da árvore para ganhar o TM 43 que tem o Secret Power para você fazer suas bases secretas. Aí perto tem uma casa, entre nela, fale com a velha que ela irá recuperar seus pokémons. Continue andando, chegará a um lugar onde chove cinzas vulcânicas do céu. Lute com todos os treinadores dessa rota e pegue todos os itens, às vezes verá montinhos de terra onde se escondem treinadores ou onde estão itens enterrados.

No fim da rota tem uma casa, fale com o velho lá e receba o Soot Sack. O velho te fará certos tipos de flautas (flute) se você recolher um determinado número de cinzas. Para isso, basta ir pisando no matinho desta rota, note que, cada vez que você pisa no matinho, as cinzas que estão nele desaparecem. Continuando... para chegar a próxima cidade, você deve sair desta rota pela esquerda.

FALLARBOR TOWN - METEOR FALLS - MT.CHIMNEY
Chegando aqui você não terá nada pra fazer agora a não ser falar com Lannete, a mulher que está na frente do PC do Centro Pokémon para que seu PC de pokémons ganhe umas propriedades a mais (ela é como se fosse o Bill das versões antigas, e das versões FR/LG). Aproveite que está aqui para recuperar seus pokémons.

Tem também nesta cidade a casa do Move Tutor, ele pode ensinar um golpe antigo de um pokémon se você lhe dar um Heart Scale. Examine o meio da cratera que tem na cidade, encontrará um Nugget, você pode vendê-lo no Mart por $5000. Na esquerda da cidade tem mais uma casa, onde há uma menina perto de um buraco na parede, fale com ela para receber o TM 28 - Dig, guarde-o, pois é necessário para despertar o trio lendário Regirock, Regice e Registeel.

Agora siga à esquerda da cidade até ver uma ponte, passe por ela, lute com os treinadores, e você chegará à uma montanha. Suba-a e encontre uma entrada (não é nada difícil achar a entrada). Lute com os treinadores pelo caminho. Assim que você entrar na caverna, siga à esquerda e você verá uma ponte, ande mais um pouco e você encontrará um professor, ele está rodeado de membros da Equipe Magma que querem roubar o Meteorite, vá até ele e a Equipe Aqua aparecerá, mas dessa vez você não luta com eles, eles são os "mocinhos" aqui.



Mas mesmo assim a Equipe Magma foge com o Meteorite. Então fale com o professor (Profº Cozmo). O certo é você seguí-los devolta ao Cable Car, mas no lugar de passarmos denovo por Fallarbor e aquela rota das cinzas, vamos fazer o caminho de baixo. Já que estamos na caverna, verá que mais abaixo tem umas poças de água, pule-as passando por cima delas e você chegará na saída.

Agora preste atenção, desça lutando com alguns carinhas e você chegará a RUSTBORO CITY, lembra-se da caverna que você salvou o Peecko, aquele Wingull? A Rusturf Tunnel, onde você também salvou um casal que estava preso pelas pedras. Volte para lá e atravesse-a, você chegará em Verdanturf, vá para Mauville denovo, saia pelo norte, quebre as pedras e vá para a montanha onde a Equipe Magma estava barrando, eles não estão mais lá. Agora você pode pegar o Cable Car para o alto da montanha. Para quem não sabe, ele é um tipo de teleférico, suba até o topo.

Você verá as duas equipes se enfrentando (a Equipe Aqua tentando impedir os planos da Equipe Magma). Você perceberá que esta montanha na verdade é um vulcão. Suba indo pela esquerda, você lutará com alguns membros da Equipe Magma e depois lutará contra o líder deles, Maxie. Derrote-o, e virá Archie, o líder da Equipe Aqua para agradecê-lo. Depois todos irão embora. Fale com a máquina que estava perto do líder dos Magma e pegue o Meteorite. Se você devolver o Meteorite pro Profº Cozmo depois, ele te dará um TM.



Volte à saída do Cable Car, vá na passagem ao sul, que antes estava bloqueada por dois membros das equipes Aqua/Magma batalhando. Lute com mais alguns treinadores aqui e sairá na próxima cidade. Quando estiver descendo verá um membro da Equipe Magma de frente para uma parede. Lute com ele e grave bem este lugar onde ele fica parado. Você terá de voltar aqui mais para frente do jogo. Continue descendo. Observe que há algumas pedrinhas redondas enfileiradas verticalmente, se você tiver uma Acro Bike, você poderá pular sobre elas apertando B. Apertando B a bike empina, segure B por um instante e ela começará a pular, para ela parar de pular, basta soltar o botão B.



LAVARIDGE CITY
Nada a fazer, a não ser pegar um ovo com a velha em frente da fonte termal, para chocar em um Wynaut. Vá carregando no máximo 5 pokémons com você, ou senão a velha não te dá o ovo. Lembrando que para chocar um ovo é necessário andar com ele na sua equipe e dar 1000 passos. A casa ao lado do ginásio é o Herb Shop, lá você poderá comprar alguns itens e ganhar um Charcoal de um velho.

Agora você poderá enfrentar o líder do Ginásio. Ela usa pokémons de fogo. Para encontrá-la lá, você precisará resolver um pequeno enigma envolvendo fontes termais. Tem uns buracos que podem fazer você cair pro andar de baixo ou te soprar de volta pra cima, de dentro de alguns deles saem treinadores. Decore o caminho percorrido, porque caso você entre no buraco errado, poderá ter de recomeçar de algum ponto. Você encontrará a líder no final dessa espécie de labirinto.(Esqueci de mencionar mas os que não usam GBA ou VisualBoyAdvance sendo assim aqueles que usam o No$gba terão problemas com lugares que tem névoa).



Flannery usa:
Numel lv.24
Slugma lv.24
Camerupt lv.26
Torkoal lv.29


Para obter vantagem, use, é claro, golpes de água. Golpes de pedra e terra também podem ajudar. Contra os pokémons fogo/terra, um golpe lutador pode ser útil. Evite tipos planta e metálico para não ter contratempos. Ganhe o direito de usar Strength fora das batalhas. Saindo do Ginásio, encontre seu rival e pegue com ele o Go-Goggles (Óculos de proteção de natação ou para viajar no deserto,lugares com neve,etc.), podendo agora visitar o deserto.



Saia de Lavaridge pela direita, vá pulando, mas não pule tudo de uma vez, tem um item aqui. Seguindo direto para a direita, você chegará no deserto, onde tem aquela tempestade de areia. Logo de cara tem uma grande torre, ela é a Mirage Tower, aqui é o lugar onde você pode encontrar um dos fósseis, mas só poderá pegar um. Em Emerald ainda é possível conseguir o outro fóssil, mas só no fim do jogo. Quando o fóssil é revivido, o pokémon vem no lv.20. Mas não é obrigatório de explorar esta torre agora, mas se quiser, no final do detonado tem uma parte explicando sobre esta torre.

No deserto, você pode pegar itens e lutar com os treinadores (a tempestade de areia estará nas suas batalhas e não irá parar). Há dois tipos de areia aqui, tem uma areia que quando você anda deixa pegadas, é nessa areia onde estão os pokémons selvagens. Aproveite para treinar mais um pouco, pois a próxima luta de ginásio será logo em seguida.Dica capture um Trapinch e depois,não agora tente evoluí-lo ate virar um flygon,para ajudar quando enfrentar a Elite 4
.
A LUTA COM O SEU PAI
Lembra-se que seu pai é o líder de Ginásio aqui e você só poderia enfrentá-lo quando estivesse mais forte? Pois esta é a hora...

Agora vamos enfrentar um longo caminho até Petalburg. Temos vários caminhos para chegar lá. Um deles é passar pela rota das cinzas vulcânicas, passar por Fallarbor, atravessar o Meteor Falls, descer até Rustboro, atravessar a Petalburg Woods e andar mais um pouquinho para direita até chegar em Petalburg. Tem um outro caminho, que seria partir para o sul de Mauville, descer a Cycling Road, continuar descendo até a praia de Slateport, falar com o Mr. Briney para te levar de barco até Dewford e em seguida até Petalburg.

Espero que você tenha decorado os nomes das cidades, senão você fica perdido com essas explicações. O jeito que eu faço, e que eu acho mais rápido, é partir de Mauville e de lá ir para a esquerda seguindo para Verdanturf. Atravesse a caverna Rusturf Tunnel que você já tinha desbloqueado e salvado o Peecko e vá para Rustboro. Já encurtou muito o caminho pra quem ia dar a volta pelo norte ou pelo sul do mapa de Hoenn. Então passe pela Petalburg Woods e volte para Petalburg, agora que você já tem 4 insígnias.

Esteja preparado, não venha me culpar de não ter dado tempo de treinar e subir mais alguns levels de seus pokémons. Se precisar, recupere seus pokémons e vamos ao ginásio. Para achar seu pai (o líder) no ginásio você precisa passar pelos quartos de batalha. Existem vários quartos, cada um com uma habilidade de batalha (por exemplo, no quarto de força eles usam no começo da batalha X-Attack). Encontre o líder e vá à batalha. Ele usa pokémons normais, será uma batalha dura.



Seu pai usa:

Spinda lv.27
Vigoroth lv.27
Linoone lv.29
Slaking lv.31



A sua vantagem é que esses pokémon são da espécie bicho-preguiça, além de se moverem de vagar ele precisará de 1 turno para se recuperar depois de um ataque. Tome cuidado na hora de envenenar, paralisar ou queimar um dos pokémons dele pois o ataque principal dos pokémon dele (facade) dobra de poder se estiver sobre Status.Depois disso ele te dá o TM Facade.

Se quiser obter alguma vantagem durante as lutas, use golpes do tipo lutador, e para ter resistência aos golpes normais, um pokémon do tipo pedra ou metálico. Quando ganhar, consiga o direito de usar Surf fora das batalhas. Logo após a batalha o pai de Wally virá (para quem ainda não percebeu, ele é vizinho daqui do ginásio), te levará até sua casa e lhe dará o HM 03 - Surf. Trate de já ir ensinando a técnica a um pokémon de sua preferência para poder viajar pelas águas.

WEATHER INSTITUTE
Siga à direita de Mauville City e encontrará uma praia. Use surf e chegue do outro lado. Lute com todos os treinadores, pegue todos os itens, pois temos um bom caminho pela frente. Logo ao travessar com surf, fale com um pescador aí, ele te dará a Good Rod, uma vara de pescar melhor. Steven irá aparecer, mas ele não quer nada. Se continuar à direita não terá saída. Apenas lute com os treinadores, pegue algumas berries, fale com os velhos na casa (é a casa do Berry Master) para receber mais berries, depois volte ao lugar onde você viu o Steven.

Siga para cima e verá uma grama diferente, é uma grama alta, nela você não entra de bicicleta. Passe por ela seguindo à norte, mas procure bem todos os treinadores e itens escondidos nessa grama alta. Os treinadores ficam querendo tirar uma de sua cara, alguns deles andam pro lado oposto ao que você estiver andando, assim parece que estão fugindo de você, seja mais esperto e apareça na frente dele na hora certa, prevendo para qual direção ele vai andar!

Você chegará em um rio, use surf se quiser, mas depois volte. Atravesse e siga mais ao norte. Verá que tem certas pistas (aquelas faixas brancas enfileiradas horizontalmente) que você pode andar nelas com a acro bike, para pular de uma pista para outra, basta apertar B + a direção que você quer.

Continue seguindo seu caminho ao norte, atravesse uma ponte, lute com mais alguns treinadores. Você encontrará um prédio enorme. Ele é a estação de tempo (Weather Institute). Alguns membros da Equipe Aqua estão causando problemas aqui e tem 2 no caminho da ponte bloqueando a passagem. Entre no prédio, tem uma cama ali onde você pode dormir (recuperar seus pokémons). Tem um PC ali também, fique com no máximo 5 pokémons na sua equipe, pois irá precisar de espaço para um que você vai ganhar.

Derrote os primeiros do andar de baixo e suba. Acabe de derrotar o resto até chegar numa Admin, é a Shelly, o Team Aqua mais forte depois do Archie. Tem também o Tabitha, do Team Magma, que lutou com você antes da sua 1ª luta com Maxie, você lutará com esses Admin mais algumas vezes. Acabe com Shelly também e ganhe um Castform dos pesquisadores daqui. Esse Pokémon especial muda de forma conforme o clima onde você está (efeitos Sunny Day - fogo, Rain Dance - água, Hail - gelo).



Aproveite para recuperar seus pokemons denovo na cama no primeiro andar do prédio. Lembre-se bem deste lugar (o Weather Institute), porque mais pro final do jogo você poderá obter informações aqui para encontrar Kyogre e Groudon. Agora o Team Aqua não estará mais no caminho. Passe pela ponte, dá para usar surf abaixo da cachoeira, mas depois volte, porque você encontrará May/Brendan e você terá de lutar.

Ao derrotá-lo, seu rival lhe dará o HM 02 - Fly. E quem tava demorando a aparecer vem nos encher de novo. Scott chega e te fala algo. Ensine o Fly a um de seus pokémons, com ele você pode voar pra qualquer cidade que já tenha ido, mas isso depois de ter a 6ª insígnea. Ande um pouco mais e logo chegará ao seu destino.

FORTREE CITY
Logo que chegar na cidade, recupere seus pokémons. Por enquanto, você não pode ainda acessar o Ginásio local, pois algo invisível bloqueia sua entrada. Siga em frente até encontrar Steven novamente, numa ponte, em outro local onde você não pode avançar. Ele irá lhe perguntar se você está pronto para lutar. Diga que sim e enfrente um Kecleon lv.30, revelado com o poder da Devon Scope. Aproveite para capturá-lo, pois eles são limitados (são como Snorlax nas versões antigas. São bons mas não são tão poderosos quanto os Snorlax).



Você ganhará então a Devon Scope do Steven, que você pode usar para revelar outro Kecleon que bloqueia a entrada do Ginásio (porém esse você não poderá capturar pois ele foge). Nas redondezas de Fortree, em alguns cantos, se você tentar passar e não conseguir, deve ser porque tem um Kecleon ali. Tirando o Kecleon do caminho do ginásio, é possível acessá-lo.



Winona usa:
Swablu lv.29
Tropius lv.29
Pelipper lv.30
Skarmory lv.31
Altaria lv.33

Frite as penas dos pokémons pássaros com um tipo elétrico. Use golpe de fogo contra Tropius e Skarmory. Evite insetos e golpes do tipo terra. Ganhe o direito de usar Fly fora das batalhas. Já que agora você pode usar Fly, dê uma olhada nos treinadores que você adicionou na PokéNav, basta entrar em Match Call. Verá que alguns deles tem uma pokébola quadrada piscando do lado de seu nome. Isso quer dizer que eles querem lutar denovo com você. É bom para você ganhar mais dinheiro e experiência deles. Peça para o seu pokémon usar Fly, abrirá um mapa e você poderá voar para a cidade mais próxima de onde estiver o treinador. No Match Call mostra a rota ou local onde o treinador está. Depois é só ir atrás dele, converse com as pessoas, até achar uma que batalhe com você. Faça isso sempre, ainda mais quando estiver precisando de dinheiro ou exp. pro seu pokémon.

Voltando a Fortree... recupere seus pokémons e volte para a ponte onde o Steven estava e passe por ela. Se continuar andando chegará a uma rota onde chove. Continue seguindo em frente. Passar por essas rotas não é difícil. Lute com os treinadores, pegue os itens, pegue as berries. Num ponto aparecerão a Equipe Aqua dizendo que estão indo ao Mt. Pyre. Ignore por enquanto.



Você poderá ver que aqui se encontra o Safari Zone, mas só poderá entrar nele se tiver o PokéBlock, um item que você só poderá pegar na próxima cidade. Para mais informações sobre o Safari, veja no fim do detonado. Ao sul tem um lugar para se usar surf, mas não vá agora, siga seu caminho até o fim, chegará na maior cidade do jogo.

LILYCOVE CITY
Essa cidade é meio grande mas não tem muito o que fazer. Agora recupere seus pokémons e siga ao norte, ainda dentro da cidade, e você encontrará uma loja de departamento (um PokéMart grande). Na entrada do edifício estará seu rival. Lute com ele(a), será sua última luta com ele(a) no jogo.

Você verá que tem um monte de membros da equipe Aqua na cidade. Se tentar ir pro norte e continuar pela direita, chegará à saída da cidade, tem uma praia com Wailmer encalhado que não te deixa seguir com surf. Aqui não poderá fazer nada. Volte à cidade e procure por uma casa vermelha, o Pokémon Contest, está mais abaixo do PokéCenter. Entre lá e consiga o PokéBlock, com ele você poderá ir ao Safari Zone! E claro, você pode participar de Contests agora, se você gosta de colecionar as medalhas daqui. Já que nessa versão os Contests foram substituídos por Battle tents, o único Contest do jogo está em Lilycove. Lá teremos todos os níveis de ranks e todas as categorias.

Vamos prosseguir com a jornada, volte ao lugar onde fica a entrada da Zona Safari e surfe ao sul. Logo encontrará uma entrada de uma caverna, esse é o Mt. Pyre. Ignore a saída ao sul por enquanto e entre no Mt. Pyre.

MT. PYRE
Quando entrar, estará num "prédio", onde há vários treinadores. Aqui você pode ver pokémons fantasmas. Ache a saída dela (é logo no primeiro andar à esquerda, mas para treinar, visite todos os andades antes ou depois, você poderá ganhar itens, e é necessário ver todas as pessoas do prédio), achando a saída você estará do lado de fora do prédio, suba até o topo, lá encontrará a Equipe Aqua.

Vença todos até chegar ao líder, que está roubando o Red Orb, e fugindo. A velha lhe dirá que a Equipe Magma passou lá a algum tempo e tinha roubado a outra ORB que seria a Blue Orb. É nessa parte que muitos jogadores das versões anteriores se enrolaram. A velha lhe dará o item “Magma Emblem” que é um objeto que um dos ladrões da Equipe Magma deixaram cair. A intensão das suas equipes de ladrões é despertar Kyogre e Groudon, mas já vou avisando que vai acontecer um desastre, pois os vilões pegaram os Orbs errados! (os Magma pegaram o azul e os Aqua pegaram o vermelho).



E depois disso tudo e de explorar toda a torre (é bom mesmo, espero que seus pokémons já estejam pra lá do lv.40), saia pro lado de fora da entrada de caverna e continue surfando ao sul, verá que tem uma nova rota para ser explorada, que segue para à esquerda. No final dela, perceberá que está lá na casa do Berry Master. Bem, agora você lembra, lá no ínico, quando você lutou contra a Equipe Magma, e eu mandei você gravar bem o lugar onde estava o membro deles parado virado pra parede? Lá é nossa próxima parada, voe até a cidade mais próxima (que seria Lavaridge).

ESCONDERIJO DA EQUIPE MAGMA
Se você não ensinou o HM Strenght à um de seus pokémons, é a hora de ensinar. Essa técnica permite empurrar grandes pedras redondas. Saia descendo pela direita de Lavaridge. Vá para norte, seguindo direção até o Cable Car, aquele teleférico. Se quiser, nessa caverna que tem ao lado do Cable Car, use Strenght nas pedras redondas que tem por aqui e encontrará itens, cuidado para não bloquear o caminho quando estiver empurrando as pedras. Suba no Cable Car e vá até o topo, saia e desça, como se estivesse indo em direção a Lavaridge. Bem naquele local onde o Magma estava, acontecerá um terremoto e uma passagem se abrirá (isso se você estiver com o “Magma Emblem”).

Agora entre no novo esconderijo da Equipe Magma. Use Strenght e empurre as pedras, veja bem como as empurra, para não bloquear o caminho. Vá seguindo e derrotando todos os membros da Equipe Magma, recolhendo itens pelo caminho, mais abaixo estão os mapas deste lugar. Explore bem a caverna, depois siga até encontrar um lugar onde está o líder. Você saberá que está chegando quando lutar com o Admin Tabitha. Porém... Além do líder lá está também Groudon...



Quando você for falar com Maxie uma luz azul começará a crescer (resultado do Blue Orb) e então Groudon que até agora estava sem cor (estava mesmo em preto e branco simbolizando que ele estava adormecido) ganhará cor e despertará. Logo depois ele irá desaparecer. Lute com Maxie. Depois de derrotá-lo, siga pela passagem ali e suba uma grande escada, você cortará o caminho e poderá sair da caverna.













ESCONDERIJO DA EQUIPE AQUA
Vá para Slateport, e você verá uma pequena confusão no porto da cidade (é logo acima da cidade). Entre lá no meio do tumulto e ache um cientista, ele é o Capt. Stern, fale com ele e os reporteres irão. Vá para dentro do porto, a Equipe Aqua vai estar lá mais eles irão fugir, veja que há uma sombra na água, eles são ladrões e roubaram o submarino do Capt. Stern.



Volte para Lilycove City e vá até a praia à direita da cidade. Use Surf ao norte da praia pois à direita ainda estará interditado por Wailmers (o pokémon baleia) que encalharam. Entre na caverna, este é o esconderijo da Equipe Aqua. Explore o lugar se teleportando de um lugar para o outro como se tivesse no antigo ginásio psíquico de Sabrina das primeiras versões.



Derrote todos os membros da equipe e derrote os Electrodes, depois disso pegue a Master Ball (para isso, explore bem o local). Ela está em uma sala com quatro pokébolas no chão, duas delas são Electrodes, uma delas é um Nugget e por último, a Master Ball. Tenha certeza de que pegou a Master Ball, vai ser útil na hora de capturar um lendário.



Abaixo seguem mapas (Obs.: Esses mapas são do jogo Pokémon Sapphire, em Emerald tem mais membros para lutar).








Continue até chegar no lugar em que estará um Aqua virado para a água, que quando você se aproximar, ele verá você. Então batalhe com ele (ele é um dos Admin) e quando vencer você verá a sombra do submarino fugindo de novo. A única maneira de pegar eles é achando um jeito de ir por debaixo d´agua. Agora saia de lá pelo teleportador de baixo.

Agora saia da caverna e os Wailmers terão saído do caminho. Siga à direita e logo você encontrará a Mossdeep City. Se você se sentir pertido, basta olhar sua localização no mapa da PokéNav. Você perceberá que está perto quando ver uma ilha vazia e do lado uma ilha com uma casa isolada (essa casa é onde você pode trocar itens chamados Shards por pedras evolutivas), basta continua seguindo à direita-sul e chegará em Mossdeep. Se continuar surfando acima de Mossdeep, verá que tem uma caverna, chamada Shoal Cave, saiba mais sobre ela no fim do detonado.

MOSSDEEP CITY
Já brincamos muito de super herói e até agora nada realmente bombástico. Então vamos voltar um pouquinho à vida antiga. Recupere seus pokémons e siga para o ginásio dessa cidade. Aqui você encontra alguns tapetes que fazem com que você mude a posição dos lutadores e das plantinhas do ginásio. Também há aqui alguns Teletransportadores. Vá pisando nos tapetes de diferentes cores até achar a posição apropriada que te deixe passar. Vá fazendo isso até passar por várias portas e chegar até as líderes de ginásio. Sim, é a primeira e única batalha 2×2 com líderes de ginásios.



Tate e Liza usam:
Claydol lv.41
Xatu lv.41
Lunatone lv.42
Solrock lv.42

Os Pokémons de planta têm vantagem contra alguns pokémons delas, mas Solrock, um dos pokémons das líderes do ginásio, conhece Flamethrower, e Lunatone conhece Ice Beam. Se você tiver golpes de gelo, use contra Claydol e Xatu, golpe elétrico também é bom contra Xatu. Evite Pokémons lutadores. Use Pokémons aquáticos também (aqui eu batalhei usando uma combinação de Razor Leaf com Surf contra Lunatone e Solrock, porque pedra tem desvantagem a planta e água e esses dois golpes que usei atingem os dois pokémons adversários ao mesmo tempo). Ganhe o direito de usar Dive fora das batalhas.



Agora recupere seus pokémons e vá direto para a base de lançamento (aquele prédio alto na direita da cidade, o Space Center) no caminho você verá alguns membros da equipe Magma conversando e indo em direção ao prédio. Voltando a vida de herói vamos a luta. Entre no prédio e vá lutando com todos até chegar no segundo andar. Quando chegar lá, você cairá em uma “emboscada”, em que três membros irão te cercar e você terá de batalhar com os 3!!!! Mas não é muito difícil não, pois cada um só tem um único pokemon. É só pra assustar mesmo.



Lá também estarão mais dois Magmas (evidentemente, Maxie e Tabitha) e Steven precisa de sua ajuda... Essa é uma das únicas batalhas verdadeiramente 2 × 2. Steven mandará você escolher 3 pokémons, ele escolherá 3 dele também. Você e Steven irão lutar contra o líder e o Admin da Equipe Magma. Quando vencerem eles irão embora.



Agora vá até a casa de Steven, é a primeira que fica acima e à esquerda da cidade. Ele estará te esperando e te dará o HM 08 - Dive, a maneira de ir por debaixo d’água que você precisava (ele serve para mergulhar na água quando estiver usando surf). E você ainda pode ganhar a Super Rod (a melhor vara de pescar) indo numa casa atrás da base de lançamento (Space Center).



Agora preste atenção: ensine Dive para um de seus pokémon, pegue seus pokémons que tenham Dive, Surf, Rock Smash e Strenght e vá para o mar. Para mergulhar, só pode mergulhar na água escura, geralmente é uma mancha azul escuro. Vá até a praia e siga ao Sul. Olhe no mapa, veja se está perto de Sootopolis, verá que tem umas pedras brancas que não te deixa entrar na cidade, nos arredores dessas pedras tem uma grande mancha na água azul escuro, fique em cima dela e mergulhe usando Dive (basta apertar A quando estiver sobre a mancha). Verá que o matinho debaixo do mar são algas marinhas. Procure uma caverninha submersa, ela está mais ao sul, entre nela e então aperte B e responda yes. Você irá para a superfície. Você está na cidade de Sootopolis, o ginásio desta cidade está fechado, não há nada o que fazer aqui, mas pelo menos, quando for a hora de vir aqui basta usar Fly.



Se quiser, agora é uma boa hora para explorar por completo o Abandoned Ship, veja mais no fim do detonado. Na Rota 126, se você mergulhar, haverá chances de encontrar Relicanth, um pokémon necessário para despertar o trio lendário, portanto, quando achá-lo, capture-o. Na rota 128 podem ser pescados Corsola e Luvdisc com a Super Rod, você pode pescar mesmo quando estiver usando surf. Ah, tem um lugar que é bom já ir lá desde agora. Surfando ao sul de Mossdeep, seguindo direto pro sul até o fim, depois indo à esquerda, passando pela rota 130 e 131, no fim chegará a uma pequena cidade flutuante chamada Pacifidlog. Olhe no mapa da PokéNav se você se sentir perdido. Passará por um longo caminho de água e verá treinadores. Esta cidade tem lá a sua importância, portanto, agora quando precisar ir até ela, é só usar Fly.

Use Fly até Mossdeep denovo, surfe ao sul, vá olhando no mapa para ver onde você está, siga as pedras na encosta até chegar na Rota 128, agora encontre uma grande mancha azul e mergulhe, você até pode encontrar ela logo ao sul de Mossdeep. Vá nadando seguindo direção ao sul até encontrar uma caverna com um submarino dentro. Volte a superfície e estará numa caverna. Aqui você precisará das técnicas que falei (Rock Smash e Strenght).



SEAFLOOR CAVERN
Vai ter que encontrar o líder indo pela caverna empurrando pedras e quebrando rochas. No final, você luta com o líder. Aqui vão alguns mapas para você se localizar na caverna:











Obs.: Esses mapas são do jogo Pokémon Sapphire, em Emerald mudou algumas coisas, tanto como a quantidade de treinadores dentro da caverna (quando você enfentar Shelly, você estará quase no lugar onde Kyogre está adormecido.

Siga caminho até encontrar o Kyogre que está adormecido (ele estará em preto e branco). Archie virá falar com você, derrote-o numa batalha, mas mesmo assim uma luz vermelha começará a crescer (resultado do Red Orb) e então Kyogre ganhará cor e despertará. Logo depois ele irá desaparecer. Uma tragédia acontece: agora que os dois guardiões Kyogre e Groudon foram despertados, os dois guardiões começarão a disputar o domínio do tempo. Você verá que estará chovendo, mas que também aparece algumas luzes, são raios de sol bem fortes que emitem essa luz (é Kyogre e Groudon disputando o domínio do tempo: chuva e sol). Isso fará com que todo o mundo sofra conseqüências irremediáveis, então você tem que se tornar um herói e impedir que isso destrua o mundo.




Os dois líderes das Equipes Aqua e Magma conversam e vêm que fizeram uma besteira enorme. Você está no meio do oceano do lado de fora da Seafloor Cavern e depois de muita conversa, eles vão embora. Steven chega voando em seu pokémon e diz que as respostas devem estar em Sootopolis. Siga para lá. Use Fly até Sootopolis. Se você ainda não esteve lá, ou se você não está com seu pokémon que tenha o Fly, procure a localização da cidade no Pókenav e siga para lá e use Dive quando estiver perto.

SOOTOPOLIS CITY
O que mais vai chamar a atenção é a batalha de Kyogre e Groudon. Fale com Archie e Maxie, depois, encontre Steven aqui, ele te mandará encontrar Wallace, o antigo líder do ginásio de Sootopolis na Cave of Origin. (lugar onde ficava o guardião nas versões R/S). Ele te levará até lá, lá você deverá encontrar Wallace. Ele te fará uma pergunta, selecione a 3ª opção (Sky Pillar). Agora Wallace fala que você deve ir despertar o Rayquaza para que a paz retorne ao mundo. Então essa é sua hora de fazer a diferença.





Voe até a cidade Pacifidlog, uma pequena, no sul do mapa, que lá atrás falei que ela tinha lá a sua importância. Vá surfando à direita, seguindo as pedrinhas que estão ao norte deta rota, até chegar ao Sky Pillar (agora você não precisará de Mach Bike, pois o chão ainda não está quebradiço). Você encontrará Wallace denovo (nessa hora terá um terremoto, começará a chover e aparecerem fortes raios de sol, demonstrando que os poderes de Kyogre e Groudon já chegaram nesta parte do continente). Wallace te mostrará a entrada do pilar, mas diz que não pode ir com você e volta para Sootopolis.




Suba até o último andar e acorde Rayquaza. Agora voe até Sootopolis novamente e aprecie o vídeo. Ele vai colocar os dois guardiões para dormir. Em seguida, fale com Archie, Maxie, Steven, e Wallace por último. Quando falar com Wallace, ele deverá te dar o HM 07 - Waterfall e permitir a sua entrada ao ginásio. E se voltar ao Mt. Pyre depois, verá que Maxie e Archie se arrependeram (tornando-se bonzinhos?!?) e devolverão o Blue e o Red Orbs devolta para os velhos.








Você deve estar pensando: em Ruby/Sapphire, neste ponto do jogo, já era possível ter capturado meu lendário guardião, mas agora em Emerald que o Rayquaza colocou os dois para dormir eu vou ficar chupando o dedo? Calma, em Emerald é possível capturar o Rayquaza antes de derrotar a Elite 4 sim! Basta depois você retornar ao Sky Pillar com a Mach Bike e subir até o topo, e ele estará lá te esperando. Não pense que a travessia do Sky Pillar vai ser tão fácil quanto foi da última vez. O Rayquaza vai estar no lv.70 e tem golpes bons, pode dar uma força lá na hora de enfrentar a Elite 4. Guarde sua Master ball para capturar Latias/Latios. Também já é possível capturar o trio lendário dos Regis, saiba mais sobre todos os lendários mais adiante, quase no fim do detonado.

Voltando à Sootopolis, vamos ao ginásio. Esse é um ginásio de água. Pra chegar ao líder precisará resolver o seguinte enigma: O caminho para o líder é de gelo, do outro lado do gelo há uma passarela mas sem escada. Seu objetivo é passar por todos os blocos de gelo sem pisar 2 vezes em um deles. O gelo racha após o primeiro passo e quebra no segundo. Se conseguir rachar todos os blocos de gelo, a escada aparecerá. Mas precisará estar na frente da escada também, pois se não, você terá que passar duas vezes por um quadrado de gelo e ele quebrará. Se ele quebrar, você cairá em um lugar, onde ficam os treinadores deste ginásio. Aqui está o mapa do caminho:



Juan usa:
Luvdisc lv.41
Whiscash lv.41
Sealeo lv.43
Crawdaunt lv.43
Kingdra lv.46

Use um bom pokémon elétrico (tente não usar planta contra Kingdra, pois ele tem Ice Beam). Não use elétrico em Whiscash, nele é melhor um golpe de planta mesmo. Se tiver golpe lutador (que não seja o Rock Smash), pode usá-lo contra Sealeo e Crawdaunt. Contra Kingdra, melhor um tipo gelo. Ganhe o direito de usar Waterfall fora das batalhas. Agora, você tem todas as 8 insígnias que precisa para entrar na Liga Hoenn, o desafio final para todos os treinadores.

Há algumas coisas mais a fazer ainda antes de ir para Ever Grande. Volte à Pacifidlog, há umas correntezas, águas que te arrastam, à esquerda de Pacifidlog, lá poderá encontrar treinadores e itens. Consulte também nossas áreas opcionais, que estão no fim do detonado, agora que você tem todos os HMs, todas as insígneas, poderá fazer algumas coisas que coloquei no fim do detonado. Você precisará subir muitos levels, portanto, daqui para frente, jamais descanse.

Como agora você tem o HM Waterfall, vamos explorar alguns lugares, trate de ensiná-lo a um de seus pokémons.

1. Voe até Fallarbor e saia pela esquerda, use surf, fique de frente para a cachoeira e aperte A, usando assim o Waterfall, você irá subir a cachoeira, lá, achará um item.
2. Dentro da caverna do Meteor Falls, use surf e depois Waterfall, há uma nova área lá para ser explorada. Mais para frente podemos voltar aqui e lutar contra um velho campeão.
3. Vá para Fortree e ande em direção ao Weather Institute, use surf no rio mais abaixo e então suba a cachoeira (veja se está carregando a Acro Bike, se não estiver, basta ir à loja de bikes de Mauville e trocá-la), há uma pequena área a ser explorada acima da cachoeira

Uma dica: veja na sua PokéNav se tem treinadores que querem lutar denovo com você (Match Call). Vá atrás deles e batalhe com eles, procure lutar com todos eles. É bom, pois o desafio da elite 4 está próximo e seus pokémons devem estar em levels altos. Sem falar que você ganha dinheiro derrotando os treinadores, assim você consegue comprar uns itens mais para lutar na liga.

EVER GRANDE CITY
Explore bastante vários lugares, quando achar que está preparado, é a hora de ir para a Victory Road. Para fazer isso, siga para Mossdeep ou Pacifidlog e vá até a Rota 128. Agora tente achar um corredor de pedras, vá olhando no mapa e procurando uma grande ilha à direita do continente. Agora ache uma cachoeira e suba, você encontrará um centro pokémon. Esta é a cidade de Ever Grande, onde os treinadores mais fortes se encontram. No centro pokémon você poderá ver Scott, mas ele vai embora. Agora vai precisar estar trazendo os seus pokémons que tenham todas as técnicas de HMs (ensinados), menos Cut, Fly e Dive, que não serão necessárias para atravessar a caverna. Isso quer dizer que você precisará de Flash, Rock Smash, Strenght, Surf e Waterfall para atravessar a caverna. Entre agora na caverna.

A VICTORY ROAD
Essa é uma caverna gigantesca. Há muitos pokémon, todos acima do lv.35 e no máximo lv.45. Logo alguém virá te parar, é o nosso velho amiguinho, o Wally! Aquele camarada que te ensinou a capturar pokémons lá no início do jogo. Ele é como um 2º rival e fará uma última batalha com você aqui na caverna, prepare-se, pois ele está com uns pokémons fortes aqui. Aquele Ralts que ele capturou já está bem crescidinho agora, no seu último estágio de evolução.

Wally usa:
Altaria lv.44
Delcatty lv.43
Magneton lv.41
Roselia lv.44
Gardevoir lv.45

Depois de ter derrotado a elite 4, Wally poderá lutar com você mais vezes, basta olhar no Match Call de seu PokéNav e ver se ele quer lutar. Nas próximas vezes, ele ficará te esperando no final da Victory Road. Ele sempre lutará com essa equipe aí acima, mas claro, ele subirá alguns levels deles. Dentro da caverna, uma coisa interessante é que, tem um treinador que está logo depois que você sobe a cachoeira. Ele é um membro da Winstrate family, lembra? Aquela família que todos tem seu nome começando com V (inclusive este treinador também tem seu nome começando com V) e que eles moram numa casinha amarela acima de Mauville. Mas isso é só uma curiosidade. Aqui temos alguns mapas da caverna:







Obs.: Esses mapas correspondem ao jogo Ruby/Sapphire, lembre-se que em Emerald costumam existir aquelas batalhas em dupla! Consiga atravessar a caverna e estará na liga pokémon.

LIGA POKÉMON - A ELITE 4
Agora você poderá enfrentar a Elite dos 4. Todos usarão 5 pokémons. Esteja com todos os 6 pokémons da sua equipe ao mínimo no lv.60. Traga os itens de recuperação que você tiver. Aqui, você poderá recuperar os seus pokémos e comprar alguns itens se precisar. Lembre-se que não poderá sair para recuperar seus pokémons entre as batalhas, leve itens como Max Potion, Max Revive, Full Restore, entre outros. Há dois carinhas bloqueando a entrada. Esteja preparado, salve o jogo, você irá enfrentar os 5 maiores treinadores do jogo. Fale com os carinhas, eles vão deixar você passar. Tenha certeza de que está preparado e entre.


O primeiro deles usa pokémons noturnos. Um tipo lutador tem vantagem contra todos, em alguns pode-se usar fogo ou voador e elétrico ou planta. Não use golpes psíquicos. O Sidney usa:
Mightyena lv.46
Absol lv.49
Shiftry lv.48
Cacturne lv.46
Crawdaunt lv.48


O próximo oponente será do tipo Fantasma. Evite golpes lutadores e normais. Eu prefiro usar golpes elemetares aqui (fogo, água, gelo, elétrico e planta). Se quiser arriscar, use um golpe noturno ou inseto. A Phoebe usa:
Dusclops lv.48
Banette lv.49
Sableye lv.50
Banette lv.49
Dusclops lv.51


O terceiro é do tipo Gelo. Use golpes de fogo, metálico, lutador e elétrico. Evite a todo custo colocar um pokémon do tipo planta, voador, terra ou dragão nesss batalha. A Glacia usa:
Glalie lv.50
Sealeo lv.50
Sealeo lv.52
Glalie lv.52
Walrein lv.53

O quarto usará tipo Dragão. Use um tipo gelo ou dragão contra ele. Você também pode tentar golpes elétricos, pedra, água e planta, dependendo do segundo tipo do dragão dele. O Drake usa:
Shelgon lv.52
Flygon lv.53
Altaria lv.54
Salamence lv.55
Kingdra lv.53

Derrotando-o, você terá derrotado a Elite 4, restando apenas o atual campeão à sua frente.



Aqui chega maior surpresa pros jogadores de R/S. O campeão da liga não é mais Steven. Agora é Wallace, o antigo líder do ginásio de Sootopolis (pois nessa versão ele já não é mais o líder).

O campeão da elite usa tipo água. Use elétricos e planta contra ele. Contra Whiscash, é preferível um tipo planta. Se quiser usar golpes do tipo voador, veneno, gelo ou inseto em Ludiculo, pode usar. Você pode arriscar um golpe de terra em Tentacruel. E te desejo boa sorte contra Milotic!

Wailord lv.57
Ludiculo lv.56
Tentacruel lv.55
Whiscash lv.56
Gyarados lv.56
Milotic lv.58

Parabéns você zerou a historia principal do jogo!

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